Mas de onde vem isso que eu tenho, doutora Pamela?

Essa é uma pergunta frequente na minha rotina de atendimento psiquiátrico. Você sabia que os transtornos mentais não tem uma única origem ou explicação? Por isso entendemos seus motivos como BIO-PSICO-SOCIAIS. Ou seja, um conjunto de motivos biológicos, psicológicos e sociais compõe a formação de um transtorno mental.
Vou me explicar melhor.
Vamos pensar em uma pessoa que desenvolveu ansiedade por exemplo. Quando investigo a história da vida dessa pessoa posso encontrar outras pessoas na família que passaram por ansiedade (fator genético, ou seja, biológico). Encontro também motivos da sua história de vida pessoal e personalidade que a deixaram suscetível ao quadro emocional (aspecto psicológico). Somado a isso o meio em que ela vive (aspecto social) ajuda no desencadeamento de sintomas de ansiedade.
Lembrando que na medicina, e principalmente na psiquiatria, nada é regra. O que explica como pessoas em ambiente e genética favoráveis a ansiedade por exemplo possam passar uma vida sem manifestar nenhum sintoma.
Procurar por ajuda médica é fundamental para entender o que está acontecendo, nomear adequadamente e iniciar um tratamento que recupere a saúde mental e física além de poder olhar com mais respeito a vida que se tem, no meio em que se vive.
É sobre “não importa o que te fizeram. O que importa é o que você vai fazer com isso.”

 

Cuide-se e tenha uma vida de qualidade!
Helbor Dual Patteo Mogilar. Avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, n 703, Vila Mogilar. Sala 819
contato@pamelacostapsiquiatra.com.br
4799-8915
Pamela Costa - CRM 141471 © 2024
  • f
  • i