Como é uma consulta com um psiquiatra?
Sabe que essa é uma pergunta muito frequente?
Pois então explico!
Numa consulta psiquiátrica (e agora direi sobre a minha) o paciente tem como principal objetivo falar... falar o que sente, o que pensa, o que acha que precisa falar e às vezes ele vai até se surpreender falando coisas que não imaginava dizer...
A questão é que numa consulta psiquiátrica o principal dever do psiquiatra é OUVIR. Ouvir a palavra, os sentimentos, as histórias de vida, os incômodos e até mesmo ajudar o paciente a pensar no que o faz feliz ou o que o move na vida...!
Parece difícil falar sobre o que sentimos né? Mas fica mais fácil pensando que você pode falar só o que for possível e o que se sentir confortável e que com o tempo falar (pra quem sabe te ouvir) será uma questão de qualidade de vida!
Se você está na dúvida se deve procurar um psiquiatra se pergunte se está se sentindo bem com sua vida... se tem pensamentos que ficam se repetindo e te incomodando e que talvez não possa falar pra ninguém... ou se está se sentindo encaixado no seu meio social...
Pergunte-se ainda se tem algo que poderia melhorar na sua vida como seu sono, seu humor, sua relação com sua família... ou seja, se tem algo que se melhorando mudaria sua qualidade de vida hoje.
Passar em uma consulta com um psiquiatra não significa sair de uma consulta com uma receita de remédio controlado pra tomar. Uma consulta muitas vezes leva a outros caminhos como investigar como anda sua saúde física e emocional para a partir daí pensar numa direção de tratamento para sua qualidade de vida que pode ser uma terapia ou atividade...uma reposição de vitaminas que pode estar em carência em você por exemplo ou tantas outras possibilidades!
A psiquiatria PRECISA ser desmistificada! Cuidar da mente é aproveitar a vida do jeitinho que ela tem que ser aproveitada! Vivendo!